A plataforma “Português Mais Perto” deve estar concluída até ao final deste ano. O principal objetivo é permitir que os jovens portugueses no estrangeiro não percam o contacto com a Língua Portuguesa.

institutocamoes

Os jovens portugueses que vivem no estrangeiro vão dispor de uma plataforma digital para o estudo da Língua Portuguesa, chamada “Português Mais Perto”. Esta plataforma está a ser preparada no âmbito de uma parceria entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e a Porto Editora, cujo protocolo foi hoje assinado, nas instalações do instituto, em Lisboa.

O principal objetivo da plataforma passa por permitir que os jovens emigrantes “não percam o contacto e o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa”, traçou o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

O governante marcou presença no evento, tal como o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Teresa Ribeiro, a presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Ana Paula Laborinho, e o administrador do Grupo Porto Editora, Vasco Teixeira.

A plataforma “Português Mais Perto” deve estar concluída até ao final deste ano. Ana Paula Laborinho explicou que esta “permitirá uma aprendizagem autónoma, mas também com a possibilidade de existir tutoria, da responsabilidade do instituto”.

O desenvolvimento desta nova ferramenta está a cargo da Porto Editora, a quem cabe desenvolver “conteúdos que a apresentem sempre atualizada e capaz de responder, com um impacto positivo, às necessidades de educação e formação dos portugueses a viver no estrangeiro”, indicou Vasco Teixeira.

Augusto Santos Silva encerrou a sessão com um discurso no qual disse que “o Governo de Portugal tem a obrigação constitucional de garantir o ensino de Português às comunidades portuguesas no estrangeiro e que essa é uma das prioridades da ação que tem sido desenvolvida”, assegurou o ministro.

 

in Revista Port