"O principal objetivo é difundir a cultura tradicional e popular de cada país", disse o presidente do grupo de Folclore da Ponta do Sol, António do Vale, acrescentando que o encontro entre os grupos visa, também, ser um momento de convívio, de aprendizagem sobre as diferentes culturas e, "no fundo, de promoção da ilha da Madeira".

festivalPtaSol

Grupos de Folclore da Madeira (Ponta do Sol e Calheta), de Portugal Continental (Miranda do Douro, Guimarães, Porto e Esposende), dos Açores, da Rússia, da República Checa, do Panamá e do Brasil são convidados a marcar "passos" e "rodar saias" nas festas daquele município da zona oeste da ilha.

"Nós procuramos que os grupos que estejam presentes sejam de regiões diferentes e representem a diversidade", apontou o responsável pelo festival, elogiando Portugal pela sua riqueza na área da etnografia e do folclore e por os grupos portugueses continuarem a ser "autênticos e representativos da população das suas localidades".

Para António do Vale, "um verdadeiro grupo de folclore deve representar aquilo que o povo fazia, a forma de viver, a diversão, e, evidentemente, o modo de se vestir".

O 'Baile Corrido' -- pelo tema do festival este ano se centrar no leite e por estar relacionado com o transportar daquele produto para as máquinas das empresas existentes na Madeira antigamente, e o 'Baile Pesado', por ser dançado na época da vindima, - são os temas a apresentar pelo grupo de Folclore da Ponta do Sol.

O Festival de Folclore está integrado nas festas do Concelho da Ponta do Sol, que comemora 515 anos, e decorre entre 25 de agosto e 24 de setembro.

As festas têm um investimento de 80 mil euros este ano e contam ainda com animação musical, caça ao talento, atividades desportivas e uma sessão solene na freguesia do Canhas.

in Diário de Notícias da Madeira