Os representantes das comunidades madeirenses já foram escolhidos. O governo regional aprovou, ontem, a lista de 21 membros do Conselho da Diáspora Madeirense que deverá ser submetida a apreciação do Fórum Madeira Global que se realiza nos dias 8 e 9 de Agosto. Os nomes só serão anunciados no fórum.

 

ConselhoDtemnomeados

O secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, que foi porta-voz da reunião do executivo sublinhou que farão parte daquele órgão consultivo do governo, representantes das comunidades com “expressão significativa” de madeirenses e seus descendentes.

A criação do Conselho da Diáspora Madeirense resulta da aprovação de um diploma que define o “relacionamento da Região com as suas comunidades”, justifica.
Sérgio Marques leu as conclusões da reunião e anunciou a celebração de um conjunto de contratos-programa com associações e clubes.

A Casa da Madeira de Coimbra (27.500 euros), ADERAM - Agência de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira (45.300), Associação Desportiva Os Xavelhas (39.800) e Aeroclube da Madeira (4.490), são as instituições que beneficiam de verbas para o desenvolvimento das suas actividades.

O secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus também informou que foi aprovada a nova orgânica da Direcção Regional de Planeamento, Recursos e Gestão de Obras Públicas, da sua tutela.

“São alterações que derivam da necessidade de adequar o funcionamento desta direcção regional, que faz parte da Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus à nova orgânica do governo”, justifica o secretário que reconhece que ainda está a ser adaptada a orgânica de vários departamentos do governo.

in Diário de Notícias da Madeira